Responsabilidade Social

Para a Estáter, as empresas devem atuar de forma socialmente responsável contribuindo de forma direta para o desenvolvimento econômico e social do país. Abaixo, a lista dos programas sociais.

Investir hoje no Brasil de amanhã é uma das premissas que norteiam a atuação social da Estáter que, com uma postura responsável, direciona recursos para projetos de responsabilidade social com atividades direcionadas à promoção da educação, à preservação da história cultural e ao desenvolvimento de comunidades menos favorecidas.

Com este objetivo, em 2010 constituímos o Instituto Estáter. Uma associação sem fins lucrativos e qualificada como OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, responsável pelo desenvolvimento e acompanhamento dos programas e projetos que apoiamos, voltados para as áreas assistencial, cultural, educacional, ambiental e esportiva.

Além disto, o Instituto é responsável pela gestão dos recursos recebidos através de doações voluntárias e de um percentual de nosso lucro líquido.

Hoje, apoiamos cinco organizações que atendem a comunidades de baixa renda em São Paulo e no Nordeste, três delas focadas na área da educação, uma voltada ao amparo jurídico gratuito e a outra dedicada ao amparo social de crianças moradoras de rua.

Para a Estáter, as empresas devem atuar de forma socialmente responsável contribuindo de forma direta para o desenvolvimento econômico e social do país. Abaixo, a lista dos programas sociais.
 

Amigos do Bem

Fundada em 2002, os Amigos do Bem, Instituição não-governamental sem fins lucrativos, tem como principal objetivo contribuir para a erradicação da fome e da miséria no Sertão Nordestino, por meio de ações educacionais e projetos autossustentáveis que favoreçam o desenvolvimento social da população carente.

Desenvolvem projetos específicos com base em estudos, pesquisas e na experiência adquirida ao longo dos anos, nos locais mais necessitados e de acordo com suas carências e potencialidades, visando a autossustentabilidade.

Em poucos anos, foram construídas 4 Cidades do Bem, onde vivem mais de 3.000 pessoas; 4 Centros Educacionais, em que freqüentam mais de 1.000 crianças e 3 Centros de Transformação, em fase final de construção, com a finalidade de ensinar conceitos de cidadania àqueles que nunca estiveram na escola.

Amigos do Bem

Fazendo a Nossa Historia

O Instituto Fazendo História colabora com o desenvolvimento de crianças e adolescentes que estão em instituições de acolhimento, trabalhando junto a sua rede de proteção, a fim de fortalecê-los para que transformem a própria história. A importância da história pessoal e familiar de cada acolhido é o eixo transversal de todos os programas da organização. Desde 2005, o Instituto atua junto a abrigos, através de seus programas e projetos, em diversos municípios de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Maranhão, Ceará e Paraíba.

O Programa Fazendo Minha História oferece espaços de expressão para que as crianças e adolescentes, que estão em instituições de acolhimento, resgatem e registrem as suas histórias de vida. A partir da mediação de leitura, a criança ou adolescente e um adulto de referência encontram-se semanalmente para compartilhar histórias e registrá-las em um álbum com fotos, relatos e depoimentos. O álbum é da criança ou adolescente e o acompanha para o resto de sua vida.

O Grupo Nós, atualmente financiado através de uma parceria com a Estáter, tem como objetivo acompanhar e apoiar, durante 3 anos, 15 adolescentes que, por conta da maioridade, serão desabrigados. A meta do Grupo Nós é fortalecer este grupo de jovens e contribuir para o processo de identificação, sentimento de pertencimento, criação de uma rede de apoio.

Fazendo História

Parceiro da Educação

Criada em 2006, a Parceiros da Educação é uma Associação sem fins lucrativos, que promove e monitora parcerias entre empresas/empresários e escolas da rede pública.

A Parceiros da Educação leva à educação pública a experiência em gestão dos empresários para complementar o contínuo desenvolvimento da educação pública brasileira em direção a eficiência e orientação por resultado, formando cidadãos mais qualificados para os desafios do nosso tempo e do futuro.

A Parceria potencializa os investimentos públicos nas Escolas, tornando-as mais capazes e produtivas, com um objetivo central: melhorar o aproveitamento escolar dos alunos. Neste sentido, nós estabelecemos uma parceria, através do Instituto Estáter, com a E.E.P.G Frederico Marcicano, localizada no Município de Ibiúna.

O foco de investimento das parcerias – com duração estimada em 5 anos – é no apoio pedagógico, em especial, ações de formação continuada de professores e recuperação e reforço escolar dos alunos.

Parceiros da educação

Pró Bono

Organização sem fins lucrativos, fundada em 2001 com a missão de promover e difundir a cultura da advocacia pro bono entre os profissionais do Direito.

Através do Projeto Pro Bono, o instituto oferece assessoria jurídica gratuita, especializada e de qualidade elevada a organizações do terceiro setor, contribuindo para o fortalecimento e profissionalização da sociedade civil, bem como para a construção e consolidação da justiça, da solidariedade e da participação ativa de cada indivíduo.

Acredita que conscientizar a classe jurídica para a importância da advocacia voluntária e fortalecer a cultura pro bono faz parte do trabalho de implementação do acesso integral à justiça.

Pro Bono

Pró Saber

O Centro de Estudos Psicopedagógicos Pró-Saber foi fundado em 1987 no Rio de Janeiro.Em 2003, abriu sua filial em São Paulo inaugurando o Espaço Nossa Casa, onde é oferecido uma educação infantil de forma complementar, oficinas de música, educação física e artes, além de alimentação, material escolar e uniforme.

Atualmente, o Pró-Saber, atende 150 crianças propondo à elas um mergulho no mundo da leitura e da escrita para que ela vivencie, experimente, se aproprie e sinta prazer em pertencer ao mundo de quem lê e escreve.O principal objetivo é alfabetizar o maior número possível de crianças antes mesmo de ingressarem no ensino público, sempre respeitando suas histórias, seus desejos e suas dificuldades.O Pró-Saber sonha ser um território de paz e de solidariedade

Pro Saber